O Club León oficializou nessa quinta-feira (18) a contratação de um reforço de peso para a temporada. Trata-se do volante Andrés Guardado, de 37 anos, que estava no Real Bétis, da Espanha. Segundo o Diario Récord, Guardado se despediria dos companheiros nesta sexta-feira e assinaria por duas temporadas com la Fiera.
Com cinco Copas do Mundo em seu currículo, o "Pequeno Príncipe", como é conhecido, retorna ao país depois de 16 anos atuando no futebol europeu.
Dessa forma, o León traz ainda mais experiência para a equipe que já está garantida no Super Mundial de Clubes, que acontece no ano que vem, nos Estados Unidos.
Había una vez... Un principito y un León 🤴ðŸ¦ÂÂÂÂÂÂ
— Club León (@clubleonfc) January 18, 2024
¡Bienvenido, @AGuardado18! 💚#AndresGuardado pic.twitter.com/EhSrryAARR
No anúncio publicado pelo León nas redes sociais, o volante aparece lendo um trecho da história escrita por Antoine de Saint-Exupéry.
"Há muitos anos havia um menino que era chamado de Pequeno Príncipe. Desde pequeno escolheu seu caminho, e assim saiu de casa para conhecer outras terras, outros planetas e outras formas de pensar", começou Andrés Guardado.
"Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe aprendeu que suas vitórias o tornavam maior e suas derrotas o faziam mais forte. Um dia, o Pequeno Príncipe guardou os lugares que conquistou, as pessoas que conheceu e as estrelas que alcançou, se sentou ao pé de um castelo e pensou: 'devo ensinar tudo o que aprendi'. E então, decidiu regressar por outro caminho", continuou.
"Nunca deixei de ser aquele menino. Sou Andrés Guardado, o Pequeno Príncipe e volto para continuar minha história com o León", concluiu Guardado.
Revelado pelo Atlas em 2005, Guardado permaneceu na equipe por duas temporadas, até ser negociado com o Deportivo La Coruña, da Espanha. Na sequência, passou por Valencia (ESP), Bayer Leverkusen (ALE), PSV Eindhoven (HOL). Por fim, em 2017, chegou ao Real Bétis.
No velho continente conquistou o bicampeonato holandês (2014/2015 e 2015/16) e uma Copa do Rei (2021/22). Na Seleção, por outro lado, conquistou três Copa Oro (2011, 2015 e 2019) - competição da qual é o maior artilheiro mexicano - e é o jogador que mais vestiu a "playera" azteca, com 181 jogos.