O Guadalajara oficializou nessa segunda-feira (15) a contratação do ponta-esquerda Cade Cowell, de 20 anos, que estava no San Jose Earthquakes, da MLS. Segundo o The Athletic, os mexicanos desembolsaram US$ 4 milhões (cerca de R$ 19,6 milhões) para o acerto.
Por ter nascido em Ceres, na Califórnia (EUA), a contratação de Cowell causou muita estranheza e gerou memes na internet. Isso porque, de acordo com o estatuto do clube, as Chivas só podem contratar jogadores mexicanos.
Apesar das questões burocráticas, o acordo pôde ser selado, pois a mãe do jogador é mexicana e ele possui passaporte do país.
Em seu anúncio de apresentação, o Guadalajara explorou de maneira criativa este fato. Com a frase: "há mexicanos que falam...", destacou os estilos e tons de jogadores provenientes de várias partes do país. Por fim, Cowell encerra dizendo: "I'm Here, vamos Chivas"!
🔴⚪ï¸Â Hay muchas formas de decirlo, pero el sentimiento es el mismo ⚪ï¸ÂÂÂÂÂÂ🔴 #DaleRebaño 🇲🇽ðŸÂ pic.twitter.com/DuQRBzuK92
— CHIVAS (@Chivas) January 16, 2024
Em cinco temporadas pelo Quakes, Cade Cowell disputou 104 jogos, marcou 10 gols e deu 15 assistências. Na última temporada, esteve em em 24 partidas e fez apenas um.
Cowell também soma convocações pelos Estados Unidos. Desde 2021, atuou em oito jogos pela seleção estadunidense e marcou um gol, na vitória por 6 a 0 sobre Trinidad y Tobago, pela Copa Oro 2023.