Assim como já acontece no Campeonato Brasileiro, a Liga MX decidiu divulgar os áudios de todas as decisões tomadas pelo VAR nas partidas. A mudança passa a valer a partir de 2024.
"Vamos tornar públicos os áudios do VAR a partir do próximo torneio, visando fortalecer a transparência das decisões de arbitragem", anunciou Juan Carlos Rodríguez, comissário da FMF.
A decisão foi tomada pela Federação Mexicana e faz parte de um projeto chamado "Novo Modelo de Futebol Mexicano", apresentado na Assembleia de Donos das 18 equipes que compõem a Liga MX.
Comparto seis primeras acciones en favor de nuestro fútbol que se presentan tras Asamblea de socios https://t.co/dEAenfz5cQ
— Mikel Arriola (@MikelArriolaP) December 19, 2023
Além disso, as imagens utilizadas pelos árbitros serão independentes. Atualmente, o VAR usa imagens cedidas pelas emissoras de TV detentoras do direito de transmissão.
"Queremos que nosso VAR possa unificar critérios e, assim, reduzir as constantes polêmicas", enfatizou Juan Carlos Rodríguez.
Lembrando que a última edição antes desse novo modelo foi no domingo (17), quando o América se sagrou campeão diante do Tigres no estádio Azteca. Depois de empate em 1 a 1 e 0 a 0, as Águilas - com dois jogadores a mais - venceram os Felinos por 3 a 0 na prorrogação.
O futebol mexicano busca soluções para melhorar o nível do futebol local e de sua seleção por conta dos resultados recentes em várias competições. Um exemplo bem recente foi a eliminação do campeão da Concachampions, León para o Urawa Reds, do Japão no Mundial de Clubes da FIFA.