Depois de empate em 1 a 1 no tempo normal, o Libertad venceu o Sportivo Trinidense por 4 a 1 nos pênaltis e conquistou a Copa Paraguay. O duelo aconteceu no último sábado (2), no Estádio Parque del Guairá, em Villarrica.
Com o título, o Gumarelo chegou ao triplete na temporada. Além da Copa de Todos, a equipe levou para casa os troféus do Apertura e do Clausura.
¡A #LaGranFinal âš½ï¸Â le sobraron emociones!
— Copa Paraguay APF (@CopaParaguayAPF) December 3, 2023
📹 Esta es la película de la definición que consagró a @Libertad_Guma como campeón de la #CopaParaguayAPF 🇵🇾 2023.
¡El Gumarelo se lleva #LaCopaDeTodos a La Huerta! pic.twitter.com/0th0f8pNh7
Depois de um primeiro tempo com poucas emoções, o Libertad conseguiu sair na frente no começo da segunda etapa. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Alexander Barboza subiu mais alto que os defensores do Trinidense, abrindo o placar.
Na sequência, Espinoza em chute de perna esquerda ampliou o confronto. Entretanto, após consulta ao VAR, o árbitro Juan Gabriel Benítez anulou o gol, por conta de uma falta de Bareiro no início da jogada.
No último lance do jogo, quando tudo parecia definido para os comandados de Ariel Galeano, Álex Álvarez deixou tudo igual para o Sportivo Trinidense.
Por fim, na decisão por pênaltis, o goleiro Martín Silva pegou duas cobranças e o Libertad fechou a disputa com 100% de aproveitamento. Mendieta, Barboza, Viera e Espinoza fizeram para o Gumarelo. Enquanto isso, Benítez fez o único para o Triqui.
Com a conquista do bicampeonato, a equipe de Tuyucuá garantiu vaga na Supercopa Paraguay, além de uma premiação em dinheiro de 600 milhões de guaranis (cerca de R$ 400 mil). O Trinidense, por outro lado, recebeu 250 milhões de guaranis (aproximadamente R$ 167 mil).