Apesar do título propositalmente chamativo, não, o Vasco da Gama nunca disputou a Major League Soccer, mas um torneio pouco lembrado no Brasil: a Copa Interamericana. Um campeonato que, em tese, reuniria os campeões da Libertadores e da Conchampions. Sua primeira edição aconteceu em 1969 com o duelo entre Estudiantes e Toluca.
A competição chamou muita atenção no início, contudo devido a poucos incentivos, patrocínios e bastante desinteresse dos times - principalmente dos brasileiros - chegou a ficar anos sem disputa. Além disso, em várias ocasiões os jogos ocorriam com atraso.
Entre os brasileiros, o Vasco foi o único participante, em 1998. Porém, com o pensamento no Mundial de Clubes, onde enfrentaria o Real Madrid, a equipe que contava com grandes nomes como: Carlos Germano, Mauro Galvão e Luizão, sucumbiu para o campeão da Concacaf, DC United.
O RFK Stadium recebeu a primeira final no dia 14 de novembro. Em um ambiente típico de futebol americano - com linhas visíveis e traves em formato de treino -, o Vasco venceu por 1 x 0. O gol brasileiro foi aos 24 do segundo tempo, em um lindo chute de fora da área do maestro Felipe.
A volta só ocorreu 21 dias depois, novamente em solo estadunidense. Isso porque quatro dias antes, o Vasco da Gama perdeu o Interclubes para os merengues, no Japão, e jogar nos Estados Unidos facilitaria a logística.
O Lockhart Stadium, em Fort Lauderdale, foi o local escolhido para a decisão disputada no dia 5 de dezembro de 1998. O Vasco, já com uma baita ressaca pela derrota mais dolorida de sua história (ou uma das), perdeu por 2 x 0 do DC United. Os gols foram de Tonny Sanneh, aos 34, e Eddie Pope, aos 32 do segundo tempo. Festa do ídolo boliviano Etcheverry e dos estadounidenses, em casa.
Esse foi o único título dos EUA no torneio que não teve nenhum caneco brasileiro. Essa edição de 1998 também foi a última, já que naquele mesmo ano, clubes mexicanos passaram a disputar a Libertadores e mais tarde também a Copa Sul-Americana.
Hoje os mexicanos não disputam mais torneios da Conmebol, porém em janeiro de 2023 foi anunciado que CONMEBOL e CONCACAF chegaram a um acordo para criação de uma nova competição com duas equipes de cada confederação. Entretanto, ainda não foram definidas datas e nem local para a disputa.