No último sábado, 11 de novembro, o Lanús disputou sua última partida em casa pela Copa da Liga Argentina. Diante do Racing de Avallaneda, o centroavante José Sand fez sua última partida como profissional aos 43 anos.
Maior artilheiro da história do clube grená, Sand tem passagem por diversos clubes argentinos e internacionais como: Vitória, Deportivo La Coruña e Tijuana, após ter saído das categorias de base do River Plate. Entretanto, foi no "maior clube de bairro do mundo" que mais se destacou.
Ao todo, foram três passagens: na primeira, em 2007, conquistou o primeiro título nacional da equipe. Ademais, o camisa 9 se fartou de gols durante essa e as demais campanhas até sua saída para o Al-Ain dos Emirados Árabes em 2009.
Após passar por mais alguns clubes, ele retorna ao Lanús em 2016. Nesta passagem, Sand fez parte da campanha histórica da Libertadores de 2017, quando o clube chegou a final inédita, perdendo para o Grêmio na decisão.
Lo nuestro no se acaba ni después de la muerte #SandHistóric9 🇱🇻â¤ï¸Â pic.twitter.com/cMKAWrUAwH
— Club Lanús (@clublanus) November 13, 2023
Em 2018, José Sand tem mais uma aventura longe de La Fortaleza, dessa vez para defender o Deportivo Cali. No entanto, logo em seguida, retornou para sua querida casa cor de vinho, onde marcou mais 61 gols. Desse modo, se tornou o goleador histórico da equipe.
Vale ressaltar que, apesar da idade avançada já nesses últimos anos, Sand seguiu sendo fundamental em todas essas campanhas do ataque grená. E essa dedicação foi reconhecida pela torcida com homenagens antes, durante e depois da partida. Além disso, foi aclamado pelos adversários e pelo árbitro, que lhe deu a bola do jogo, que terminou 2 a 0 para o Racing.