Bicampeão - Com a vitória por 1 a 0 sobre o Sportivo Luqueño nesse domingo (12), o Libertad comemorou o 24º título paraguaio de sua história. A equipe de Tuyucuá foi absoluta na atual temporada, já que encerra 2023 com os títulos do Apertura, do Clausura e ainda vai decidir a Copa Paraguay no fim deste mês.
Recordista - A conquista do título pelo Libertad, coloca o técnico Ariel Galeano na história do futebol paraguaio. Substituto de Daniel Garnero - que deixou o clube para assumir a Albirroja - Galeano se tornou o técnico mais jovem a vencer o campeonato, com apenas 27 anos de idade. Anteriormente, o recorde pertencia a Benjamín Laterza, campeão aos 30 anos, com o Cerro Porteño em 1939.
Classificado - Conforme expliquei na coluna anterior, a classificação do Puebla para a próxima fase do Apertura estaria nas mãos do TAS. Pois bem, com a vitória nos tribunais e, posteriormente, dentro de campo, contra o Cruz Azul, na última rodada, La Franja conquistou a classificação direta para a Liguilla. O Tijuana, por outro lado, deu adeus à competição, caindo para a 13ª posição.
Mudanças - Por falar em Liguilla, o calendário do mata-mata pode sofrer mudanças nos próximos dias. Isso porque o León segue vivo no Apertura e disputa o Mundial de Clubes no mês que vem. Caso avance para a final, as decisões marcadas para os dias 14 e 17, seriam adiadas para 27 e 30 de dezembro.
Mundial - O León estreia no Mundial de Clubes na sexta-feira (15/12) contra o Urawa Reds, do Japão, pelas quartas de final. Em caso de vitória, La Fiera disputa a semi contra o Manchester City, garantindo assim, no mínimo, a disputa pelo terceiro lugar no dia 22.