O Libertad venceu o Nacional de virada por 3 a 1, nessa quinta-feira (9), e está classificado para a final da Copa Paraguay. O duelo aconteceu no Tigo Manuel Ferreira, em Assunção.
Fernando Román abriu o placar para a Academia, enquanto isso, Hernesto Caballero, Matías Espinoza e Óscar Cardozo, de pênalti, definiram o confronto para o Guma.
Na final, o Libertad encara o Sportivo Trinidense. A equipe do bairro Santíssima Trindade, em Assunção, garantiu vaga após derrotar o Guaraní por 2 a 0 na outra semi. A decisão acontece na quarta-feira (29), às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Parque del Guairá, em Villarrica.
#LaCopaDeTodos ðŸÂ† ya tiene a sus ð™›ð™žð™£ð™–ð™¡ð™žð™¨ð™©ð™–𙨠💪@CST_1935 y @Libertad_Guma pujarán por ser el mejor equipo de la #CopaParaguayAPF en su edición 2⃣0⃣2⃣3⃣
— Copa Paraguay APF (@CopaParaguayAPF) November 10, 2023
¡Todo listo para la gran definición 🇵🇾⚽! pic.twitter.com/lwpqwD289h
O vencedor da Copa Paraguay garante uma vaga na Copa Libertadores, na Supercopa Paraguay, além de uma premiação em dinheiro de 600 milhões de guaranis (cerca de R$ 400 mil). O segundo, por outro lado, leva uma premiação de 250 milhões de guaranis (aproximadamente R$ 168 mil).
A Copa Paraguay é organizada pela Associação Paraguaia de Futebol (APF) em parceria com a União do Futebol do Interior (UFI). Considerado o torneio mais democrático do país, por ter participantes de todas as divisões, a competição acontece desde 2018 e, desde então, só não aconteceu em 2020, em virtude da pandemia. O torneio teve quatro campeões até hoje: Guaraní, Libertad, Olimpia e Sportivo Ameliano.