A Liga MX suspendeu o rebaixamento por seis anos desde 2020, aproveitando a pandemia para fazer mudanças em seu regulamento. Entretanto, a liga já repensa no retorno do descenso e uma mudança no formato do torneio. O motivo para a mudança são as decepcionantes campanhas da seleção mexicana e dos clubes nas competições internacionais.
Pensando nisso, vale fazer o exercício. Se a Liga MX tivesse a queda dos últimos colocados, quem seriam os azarados? Bem, de início, vale ressaltar que no México já houveram muitos regulamentos diferentes para o rebaixamento. Desde a queda dos últimos colocados, como ocorre na maioria dos países, até o famoso "promedio", muito conhecido pelo Campeonato Argentino. O modelo faz sentido, haja visto que são disputados dois campeonatos por ano: Apertura e Clausura.
Para isso, vamos simplificar e pegar apenas os três últimos colocados do Apertura 2023, com 18 times. A competição é liderada pelo América.
Na antepenúltima colocação, temos o Atlas, que ganhou recentemente um bicampeonato depois de 70 anos, contudo bateu a ressaca. A má campanha vai além da queda rendimento, já que a equipe perdeu peças importantes como Julio Furch, hoje no Santos.
Na penúltima posição, por outro lado, aparece o ex-time de Ronaldinho Gaúcho, o Queretaro. O Galo Branco vem de campanhas ruins nos últimos anos e seu último grande momento foi em 2015, quando conseguiu o vice-campeonato, até hoje a melhor colocação do clube, antes da saída do Bruxo.
Enquanto isso, o lanterna é o Necaxa, time do Seu Madruga, da série "Chaves", sucesso no Brasil. O clube que hoje é sediado em Aguascalientes (antes tinha sede na cidade do México), está longe de seus tempos áureos. Nos anos 90 e começo dos anos 2000, o clube venceu a Concachampions e disputou o Mundial de Clubes da FIFA no Brasil, batendo o Real Madrid na disputa do terceiro lugar.
Com apenas duas vitórias, Los Rayos, agonizam neste torneio e torcem pelo seu fim. A equipe busca se reorganizar para a próxima temporada.
Vale lembrar que hoje a segunda divisão, renomeada como: Expansión MX, serve para a formação de jogadores jovens até 23 anos, mas como dissemos há pouco, é possível que tudo isso seja revisado para as próximas temporadas.