Fluminense e Boca Juniors disputam, no próximo sábado (4), a final da Copa Libertadores 2023. O duelo acontece no Maracanã, às 17h (horário de Brasília). A conquista dá ao vencedor muito mais do que o título continental. Ela também garante vaga para dois Mundiais: o tradicional - disputado desde 2005 - e o "Super Mundial", previsto para 2025. Os dois torneios têm chancela da FIFA.
De acordo com a entidade, o novo Mundial terá 32 equipes de todos os continentes. Nos critérios de classificação, entram os campeões continentais de 2021 até 2024, logo o vencedor da decisão do próximo final de semana estará na disputa.
A FIFA decidiu manter o antigo formato anual disputado desde 2005 (edição vencida pelo São Paulo), com seis campeões continentais, mais o campeão do país-sede. O torneio será na Arábia Saudita e já conta com todos os classificados, menos o campeão sul-americano:
- Urawa Red Diamonds, do Japão, campeão da Liga dos Campeões da Ásia;
- Al-Ahly, do Egito, campeão da Liga dos Campeões da África;
- León, do México, campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF;
- Al-Ittihad, da Arábia Saudita, campeão do Campeonato Saudita;
- Auckland City, da Nova Zelândia, campeão da Liga dos Campeões da OFC;
- Manchester City, da Inglaterra, campeão da Liga dos Campeões da UEFA;
O mundial deste ano ainda não tem data definida, no entanto, o sorteio das chaves já foi realizado no último dia 5 de setembro. Os atuais campeões sul-americano e europeu seguem direto na semifinal.
O representante da Conmebol está no caminho dos Árabes do Al-Ittihad, comandados por Romarinho e Benzema, que antes terão que passar pelo Auckland City, da Nova Zelândia e pelo Al-Ahly, do Egito.