Sábado, 12 de Outubro de 2024
17°C 28°C
Bela Vista, MS
Publicidade

Um filme, um estádio e um adolescente

O futebol argentino no cinema

30/10/2023 às 10h00 Atualizada em 31/10/2023 às 14h32
Por: Gabriel Ferreira
Compartilhe:
Cena do filme
Cena do filme

O cinema argentino já produziu diversos filmes ótimos, vários com indicações ao Oscar e outros prêmios renomados. Não sou especialista em cinema, longe disso, mas pelo pouco que sei e vejo diria que hoje os atuais campeões do mundo no futebol também estão um passo a frente da gente na arte das filmagens.

E uma produção que corrobora com o que cito acima é o filme "O Segredo dos Seus Olhos" lançado no ano de 2010 aqui no Brasil. Me lembro que na época eu com 14 anos ouvia muito sobre esse filme, claro porque ele não só foi indicado como ganhou o Oscar de melhor filme "Internacional" (inacreditável essa categoria, vai se ferrar academia!).

Nessa idade eu já era doente por futebol como sou até hoje, mas em questão de cultura eu permeava entre o popularesco e o underground, que nessa idade é sempre importante para destacar o quanto você é diferente dos outros e odeia a sociedade.

Logo, dizer que conhece cinema argentino ainda mais numa época que não existia streaming era algo da mais alta classe dos que se achavam cultos. Pois bem, eu até conhecia o filme, mas não podia assistir, morador da periferia de Osasco, não tinha dinheiro para o cinema e nem muito acesso à internet, já que só fui ter meu primeiro e amado computador um ano depois, um Positivo daqueles baratinhos da Casas Bahia que meu pai parcelou em 12 vezes.

Eis que em uma reportagem de algum canal que não vou lembrar o nome eles citam novamente o longa-metragem e trazem o detalhe que me encantou. Ele tinha futebol, sim, ele tinha a minha paixão na sua mais bela essência, até porque como diz uma fala do filme: "Um homem pode mudar de tudo, casa, trabalho, mulher, até religião, menos a sua grande paixão".

Em uma parte da história que se passa em Buenos Aires na década de 70, o personagem do ator Ricardo Darín, que era um agente judiciário segue sua busca pelo culpado do assassinato de uma moça, algo que ele havia prometido um ano atrás, mas sem sucesso após prenderem dois trabalhadores imigrantes com uma falsa acusação e torturá-los pela suposta confissão. Dentre um material de investigação tinham cartas e coincidentemente em um bar um homem reconhece nomes dessas cartas como jogadores do Racing Club. E então eles vão procurar onde? Nos jogos do time albiceleste de Avellaneda.

É um plano sequência sensacional que tem em torno de 5 a 6 minutos onde eles encontram o culpado e na hora de prendê-lo acontece um gol do Racing que jogava fora contra o Huracán o que causa uma bagunça na arquibancada que o ajuda a fugir. Na perseguição, o assassino pula um dos setores do estádio e acaba no campo, e só é parado por um encontrão com um jogador do próprio Racing, sendo assim preso. 

Essa cena gravada no estádio Tomás Adolfo Lucó ou El Palacio conforme conhecido, na verdade, seria gravada no El Cilindro em Avellaneda, porém o estádio estava indisponível, logo deram esse jeitinho. A cena, assim como o filme foi dirigida por Juan Jose Campanella, teve 3 meses de planejamento, 3 dias de filmagens e mais 9 meses de pós-produção. O estádio, que parece lotado, tinha apenas 200 pessoas e o maior desafio foi conectar a câmera que vinha de um helicóptero com a grua na arquibancada. 

Mais para frente também soube que existem alguns erros, como alguns jogadores na narração da cena nunca terem jogado no Racing ou que Racing e Huracán nem se enfrentaram naquele ano, já que ficaram em chaves opostas do campeonato.

Isso não tira a magia que eu só pude conferir anos mais tarde, com mais acesso ao assistir ao filme e confirmar a obra de arte que ele é. Foi assim que também comecei a me interessar mais por cinema e outras produções audiovisuais e foi assim vendo essa cena e se arrepiando que confirmei qual é a minha paixão.

FICHA TÉCNICA DO FILME:
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-171223/

FONTES DE PESQUISA:
https://www.b9.com.br/12994/a-cena-do-estadio-em-o-segredo-de-seus-olhos/
https://www.futebolportenho.com.br/o-segredo-dos-seus-olhos-foi-antologico-no-futebol-mas-errou/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias