Ricardo "Tuca" Ferretti foi apresentado nesta quinta-feira (23) como técnico do Cruz Azul. Multicampeão com o Tigres, o treinador estava sem clube desde maio de 2022, quando deixou o comando do Juárez.
O acordo foi sacramentado na quarta-feira e o novo DT já acompanhou no Azteca, a vitória de La Máquina por 1 a 0 sobre o Atlas, em duelo adiado da 7ª rodada do Clausura 2023.
Questionado sobre a maneira como o Cruz Azul vai jogar sob seu comando, o treinador disse que quer conhecer bem as características dos seus jogadores antes de definir o modelo de jogo.
"Trataremos de falar no campo. Tenho ao meu lado pessoas que conhecem muito bem a instituição. Quero conhecer o mais breve possível os jogadores, suas características e ver onde podem render. Acredito que através do trabalho vamos poder colocar a instituição onde realmente ela merece, todo mundo quer ser campeão, mas jogando bem estou seguro que as possibilidades sejam muito maiores", declarou Tuca.
Sabemos que vienes a darlo todo, ¡caghajo!
— CRUZ AZUL (@CruzAzul) February 23, 2023
¡Bienvenido, “Tuca”! 👨ðŸ»#AzulDePorVida pic.twitter.com/Lm1kA42zLw
Ricardo Ferretti é carioca, tem 69 anos e fez carreira como técnico no futebol mexicano, onde chegou ainda como jogador para defender o Atlas em 1978.
Começou a carreira de treinador em 1993 no Pumas. Ademais, passou por Chivas, Toluca, Monarcas de Morelia, Juárez e Tigres, onde realizou o seu trabalho mais longevo e vitorioso.
Por lá, permaneceu durante onze anos e conquistou sete títulos: 4 Apertura, 1 Clausura, 1 Copa do México e 1 Concacaf Champions League. Além disso, foi vice-campeão mundial em 2020, perdendo a decisão para o Bayern de Munique (ALE).
Na vitoriosa carreira, Ricardo Ferretti também comandou interinamente a Seleção Mexicana duas vezes: a primeira, de agosto a outubro de 2015 e a última de agosto a dezembro de 2018.