Pachuca e Columbus Crew decidem neste sábado (1º), às 22h (horário de Brasília), o título da Concacaf Champions Cup. A final em jogo único acontece no Estádio Miguel Hidalgo, em Pachuca de Soto (MEX). A partida terá transmissão de ESPN4 e Star+.
Campeões em 2002, 2007, 2008, 2009-10 e 2016-17, os mexicanos buscam igualar o Cruz Azul como o segundo maior vencedor do torneio, com seis conquistas. Os estadunidenses, por outro lado, tem como objetivo vencer o primeiro título de sua história, se igualando a equipes como Seattle Sounders, LA Galaxy e DC United.
Vale ressaltar que o campeão garante vaga no Mundial de Clubes deste ano e no novo Mundial que será disputado no ano que vem nos Estados Unidos. O evento contará com 32 equipes de cinco continentes. Pela Concacaf, Monterrey, Seattle Sounders e León já estão assegurados no torneio.
The Final is going to be Epic between @Tuzos and @ColumbusCrew 🌟#Concachampions #EpicBattles pic.twitter.com/jL80NjX7JQ
— Concacaf Champions Cup (@TheChampions) June 1, 2024
Atual campeão da MLS Cup, o Columbus Crew está em 5º lugar na Conferência Leste, com 24 pontos, em 14 jogos. Dez pontos a menos que o líder Inter Miami. Esta pontuação coloca a equipe na 9ª colocação na classificação geral da Major League Soccer.
O Pachuca, por sua vez, não entra em campo por competições oficiais desde 11 de maio, quando foi eliminado nas semifinais do Clausura da Liga MX. Comandado por Guillermo Almada, os Tuzos deixaram a competição após dois empates em 1 a 1 com o bicampeão América.
Com um elenco repleto de jogadores jovens, os grandes destaques do Pachuca na competição são o centroavante venezuelano Salomón Rondón, artilheiro da competição com sete gols, e o ponta holandês naturalizado marroquino, Oussama Idrissi, líder de assistências. Enquanto isso, os americanos têm como destaque o goleiro Patrick Schulte, os atacantes Diego Rossi, Cucho Hernández e o meia Aidan Morris.
O Pachuca entrou no torneio nas oitavas de final da competição. Nesta fase, empatou na ida em 0 a 0 e, posteriormente, goleou na volta o Philadelphia Union por 6 a 0. Em seguida, em duelo válido pelas quartas, venceu os dois confrontos contra o Herediano. Na ida, na Costa Rica, goleou por 5 a 0 e, na volta, em casa, ganhou por 2 a 1.
Por fim, na semifinal, superou o grande favorito da competição, o América. Na ida, houve empate em 1 a 1 no Azteca e, na volta, em casa vitória por 2 a 1.
Da mesma forma que o rival desta noite, o Columbus Crew iniciou a competição nas oitavas de final. Em dois jogos difíceis, The Crew garantiu a classificação após vitória na ida por 1 a 0 fora de casa e, posteriormente, empate em 1 a 1 em casa contra o Houston Dynamo. Em seguida, teve dois grandes embates com o Tigres (MEX), ambos terminando empatados em 1 a 1. O Columbus, então, avançou nos pênaltis, ao vencer por 4 a 3.
Na semifinal, enfrentou um confronto complicado com outra forte equipe regiomontana: o Monterrey. Na ida, nos Estados Unidos, obteve uma vitória simples por 1 a 0. E, na volta, conquistou uma vitória de virada por 3 a 1 no BBVA Bancomer, em Monterrey.
Moreno; B. González, G. Cabral, A. Micolta, J. Berlanga; P. Pedraza, E. Sánchez, N. Deossa; O. Idrissi, S. Rondón e E. Rodríguez.
Schulte; Moreira, Camacho, Cheberko; Farsi, Nagbe, Morris, Yeboah; Rossi, Hernández e Hinestroza.