Com um gol de pênalti de Henry Martín, o América venceu o Cruz Azul por 1 a 0, neste domingo (26), conquistando o bicampeonato mexicano consecutivo e o 15º em sua história. O duelo aconteceu no Estádio Azteca, na Ciudad de México.
Em confronto bastante disputado, o Cementeiro teve as melhores oportunidades, no entanto parou nas defesas do goleiro Malagón. As Águias, por outro lado, conseguiram se segurar e na reta final, tiveram um pênalti feito por Rotondi sobre Israel Reyes. O pênalti causou bastante reclamações por parte dos torcedores da Máquina.
¡ESOS COBROS, HENRY, GRACIAS! 🥹#HagamosH15toria pic.twitter.com/OxGizG3pOd
— Club América (@ClubAmerica) May 27, 2024
Após a conquista, André Jardine, técnico do América, expressou sua satisfação com o bicampeonato, mas destacou a importância de manter o nível de desempenho para ser lembrado como um time de época.
"Para ser um time de época, precisamos esperar uma década e ver se conseguimos manter esse nível e continuar chegando às semifinais. O América tem uma exigência muito alta", afirmou Jardine.
Jardine também mencionou a eliminação na Concachampions, um golpe que o grupo enfrentou com determinação.
"Terminar líderes e chegar longe em duas competições não foi fácil, mas o grupo nunca se rendeu", disse, reconhecendo o trabalho da equipe.
Com a conquista do Clausura 2024, o América se destacou como o melhor bicampeão na história dos torneios curtos da Liga MX. Ao contrário dos outros bicampeões, as Águilas foram líderes em ambas as campanhas, algo inédito. Dessa forma, a conquista consolidou a posição do Azulcrema como o clube mais bem-sucedido do futebol mexicano, agora com 15 títulos de liga, três a mais que o segundo colocado, Chivas.
Antes da equipe comandada por André Jardine, apenas três equipes haviam conseguido o bicampeonato na era dos torneios curtos. Pumas, em 2004, sob o comando de Hugo Sánchez, foi o primeiro a realizar o feito. Depois, foi a vez do León, que em 2013-2014 venceu o América e o Pachuca para se consagrar bicampeão. Por fim, mais recentemente, o Atlas, após 70 anos sem títulos, alcançou o bicampeonato em 2021-2022.