O Tijuana anunciou oficialmente a contratação de Juan Carlos Osorio como seu novo treinador para o Apertura 2024. O técnico colombiano retorna ao futebol mexicano, onde já teve passagens tanto em clubes quanto na seleção nacional.
Osorio substitui Miguel Herrera, que deixou a equipe na 16ª colocação do Clausura, com apenas 14 pontos e duas vitórias. Portanto, o novo comandante tem a missão de reverter a situação e levar o time fronteiriço de volta à disputa da Liguilla, após oito torneios de ausência.
Una pluma de experiencia internacional âœÂÂï¸ÂÂðŸŒÅ½
— Xolos ðŸÂ• (@Xolos) May 25, 2024
¡Bienvenido a Tijuana, "Profe" Osorio! 🔥#FuerzaTijuas 🔴⚫ï¸ÂÂ
Juan Carlos Osorio, nascido em Santa Rosa de Cabal, Risaralda, Colômbia, em 6 de agosto de 1961, iniciou sua carreira como treinador em 2006, com o Millonarios da Colômbia. Após concluir sua carreira como jogador, ele se especializou na Universidade de Liverpool em Ciências Superiores do Futebol. Além disso, obteve a licença de Técnico "Pro" da UEFA através da Associação de Futebol da Inglaterra. Além disso, ele também estudou Direção Técnica na Real Associação Holandesa de Futebol.
Osorio possui uma vasta experiência em diversos clubes e seleções. Ele treinou equipes como Chicago Fire, New York Red Bulls, Once Caldas, Puebla, Atlético Nacional, São Paulo, América de Cali, Zamalek e Athletico Paranaense. Ademais, no âmbito internacional, o colombiano dirigiu as seleções do México e do Paraguai.
Em 2012, o colombiano teve sua primeira passagem pela Liga MX com o Puebla. Posteriormente, em 2015, assumiu a seleção mexicana, liderando a equipe em competições internacionais como a Copa Ouro, Copa América, Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2018. Durante o mundial, a seleção mexicana conseguiu uma vitória notável contra a Alemanha na fase de grupos.
Apesar da longa carreira internacional, Juan Carlos Osorio conquistou títulos apenas em seu país natal. Dessa forma, conquistou quatro Colombianos (três com o Atlético Nacional e um com o Once Caldas), uma Copa e uma Supercopa. Os dois últimos também com "los Verdolagas".
Após deixar a seleção mexicana, Osorio teve uma breve passagem pela seleção paraguaia. Posteriormente, retornou ao Atlético Nacional e ao América de Cali na Colômbia, e também dirigiu o Zamalek no Egito e o Athletico Paranaense no Brasil. A passagem pelo Furacão, no entanto, foi curta, com apenas 11 jogos.