América e Guadalajara vão se enfrentar pela sexta vez em semifinais da Liga MX, com vitórias para ambos os lados. Esta tendência sugere uma possível vantagem para o Azulcrema em mais esta disputa de Liguillas.
As Águias possuem um saldo positivo de oito vitórias contra quatro do Guadalajara em confrontos de mata-mata no torneio nacional. No entanto, quando consideramos apenas as semifinais, as Chivas têm três vitórias, enquanto o América tem duas.
Os confrontos nas semifinais têm sido marcados por uma alternância de resultados. Em diferentes temporadas, ambos os times conquistaram vitórias significativas, como em 82/83 (4 a 2 para o Guadalajara) e 90/91 (5 a 0 para o América).
Com base no histórico, o América poderia ter uma ligeira vantagem para avançar à final do Clausura 2024. Se a equipe comandada pelo brasileiro André Jardine alcançar a final, poderá se juntar aos times bicampeões do futebol mexicano. A última equipe a conseguir este feito foi o Atlas, campeão do Apertura (2021) e Clausura (2022).
A primeira partida da semifinal acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 23h05 (horário de Brasília), no Akron. A volta, por outro lado, acontece no próximo domingo (18), às 20h (de Brasília), no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Na temporada do Apertura 1997, as Águilas avançaram sobre o Guadalajara na fase de quartas de final com uma vitória convincente por 4 a 1. Dois anos depois, no Apertura 1999, o América mais uma vez levou a melhor; desta vez, com uma vitória apertada por 1 a 0 também pelas quartas.
No Apertura 2006, o Guadalajara derrotou o América por 2 a 0 nas semifinais, consolidando sua posição como um forte adversário em momentos decisivos. Desse modo, a rivalidade continuou no Clausura 2007, quando o América deu o troco, vencendo por 2 a 0 na mesma fase do torneio.
Em um confronto tenso durante o Clausura 2016, as Águilas superaram o Rojiblanco por 2 a 1 nas quartas. E, o resultado se repetiu no Apertura 2016, quando o Azulcrema derrotou as Chivas, consolidando sua vantagem em confrontos diretos.
No Apertura 2020, o Guadalajara voltou a dominar, derrotando o América por 3 a 1 nas quartas de final, demonstrando sua resiliência e determinação em disputas de Liguillas.
Por fim, o confronto mais recente entre as duas equipes ocorreu no Clausura 2023, quando as Chivas garantiram uma vitória emocionante por 3 a 2 sobre o Azulcrema nas semifinais, acrescentando mais um capítulo à sua história de duelos épicos.
*Com informações de Diário Récord