Ok, você já deve saber que El Salvador tomou a maior goleada da história das copas na Espanha em 1982 contra a Hungria. Entretanto, sabe como o país chegou até lá e o resultado dos outros jogos? Eu te conto:
Nas eliminatórias da Concacaf tínhamos uma primeira fase divida em regiões. Dessa forma, El Salvador se classificou na Zona Centro-Americana em segundo lugar, atrás de Honduras. E superando países como Costa Rica e Guatemala, além do Panamá.
No hexagonal final, nova zebra: México e Canadá ficaram pelo caminho, enquanto Honduras e El Salvador conseguiram se classificar para a Copa. Os hondurenhos chegaram ao Mundial pela primeira vez. Os salvadorenhos, por outro lado, chegavam a disputar sua segunda copa, já que tinha disputado em 1970, no México.
Caindo no grupo C com Bélgica, Hungria e a atual campeã Argentina, todos sabiam que não seria fácil. Mas, né... Logo na estreia, no dia 15 de julho, em Elche, os salvadorenhos viram que copa do mundo é um negócio louco: 10-1 para os húngaros. E a ironia é que este jogo também trouxe um dado histórico positivo para os azuis. Aos 19 minutos do segundo tempo, Luis Ramírez marcou o primeiro e, até hoje, único gol de El Salvador no Mundial. O gol saiu quando o placar já estava 5-0.
Bem, nos outros dois jogos, o time se ajeitou e se segurou bem até. Perdeu por apenas 1-0 para a Bélgica e encerrou sua participação sofrendo um honroso 0-2 contra a Argentina, em Alicante.
Um jogo histórico para todos, no entanto uma seleção histórica também positivamente para El Salvador, que agora com uma Copa do Mundo maior em 2026, sonha em voltar após 46 anos.