Sábado, 12 de Outubro de 2024
17°C 28°C
Bela Vista, MS
Publicidade

Conmebol libera "El Alto" para a Libertadores

Com 4 mil metros de altitude, o Estádio Villa Ingênio, conhecido como El Alto, foi liberado e será usado pelo Always Ready na Libertadores.

03/02/2024 às 16h00 Atualizada em 03/02/2024 às 17h42
Por: Gabriel Ferreira
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

O Always Ready, da Bolívia poderá jogar em seu estádio na fase prévia da Libertadores. Com capacidade para aproximadamente 25 mil torcedores, o Estádio Municipal El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude, vai receber o encontro diante do Sporting Cristal, do Peru. A partida acontece no dia 20 de fevereiro.

Polêmicas no El Alto

Inaugurado em 2017 pelo então presidente Evo Morales, o estádio Villa Ingenio (seu nome oficial) é o de maior altitude no país, com mais de 4 mil metros. Na sequência, aparecem estádios das cidades de Potosí (3,9 mil metros), Oruro (3,7 mil metros) e La Paz (3.650 metros).

O local tem uma polêmica: Em 2019, o árbitro Hugo Hurtado faleceu enquanto apitava o confronto entre Always Ready e Oriente Petrolero, pelo boliviano. De acordo com informações, Hurtado sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Liberação

A altitude é um tema que sempre gerou discussão na América do Sul, principalmente na Bolívia. Entretanto, as causas que impediram a liberação do estádio anteriormente foram apenas estruturais.

Em virtude disso, o Always Ready realizou no início deste ano a campanha: "A Copa se joga EM CASA", desenvolvendo melhorias em arquibancadas, estacionamentos, arredores. Bem como, efetuou a troca de iluminação e substituiu o gramado sintético por natural.

Durante evento ao lado da prefeita local Eva Copa, o presidente do clube Andrés Costa classificou a aprovação pela Conmebol como um dia histórico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias