O mercado da bola sempre fica agitado antes do início das competições na América Latina. E em 2024, não tem sido diferente. Alguns nomes conhecidos ou interessantes trocaram de clube buscando mais espaço ou voltando para suas origens. Venha conhecer os principais destaques!
Para começar, o argentino Lucas Pratto, que fez muito sucesso no Brasil jogando por Atlético Mineiro e São Paulo, acertou sua transferência para o Olimpia, do Paraguai. Com grande destaque também por Vélez Sarsfield e River Plate, o último clube do atacante de 34 anos foi o Defensa y Justicia.
Vale lembrar que em 2024, o Franjeado está fora da Libertadores e disputará a Copa Sudamericana.
O volante uruguaio, Gabriel Neves, de 26 anos, que esteve no tricolor na última temporada está de malas prontas para o Independiente, clube treinado por Carlitos Tévez. Pelo Tricolor, Neves foi campeão da Copa do Brasil e inclusive jogou a final contra o Flamengo. Apesar disso, o uruguaio nunca se firmou alternando bons e maus momentos pelos lados do Morumbi.
Com passagens marcantes por Coritiba, Grêmio, Náutico e Santos, o lateral Victor Ferraz acertou com o Tacuary, do Paraguai para a próxima temporada onde irá trabalhar com um técnico brasileiro. Vinicius Eutrópio, treinador que conseguiu salvar o Gigante do Barrio Jara do rebaixamento na última temporada, renovou seu vínculo para 2024. O jogador de 36 anos assinou contrato de uma temporada.
Agora uma curiosidade: Se lembra de Loco Abreu? Calma! Ele não voltou a jogar. Entretanto, seu filho, Diego Abreu, acertou com o Toluca. "Loquito", como é conhecido, chega do Defensor Sporting (URU), após ter sido emprestado para o Botafogo sub-20 na temporada passada.
Aos 20 anos, o atacante deve ocupar a vaga de um brasileiro na equipe, já que Pedro Raul, que não vive uma boa fase no México, tem sido procurado por vários clubes, inclusive brasileiros.
Outros três nomes gigantes do futebol latino estão voltando para sua terra natal ou pelo menos quase. Até o momento dessa matéria, única contratação confirmada é a de Andres Guardado. Meia histórico do México, o "Pequeno Príncipe", vai jogar no León após muitos anos na Europa.
(Mais detalhes dessa contratação você lê nessa matéria)
Além disso, Chicharito Hernandez, que estava no LA Galaxy, tem tudo para retornar às Chivas de Guadalajara. Após ficar de fora da lista na Copa do Mundo de 2022, o atacante que disputou as edições de 2010, 2014 e 2018 pela seleção mexicana pretende retornar ao time mexicano.
Por fim, para encerrar, Arturo Vidal deve confirmar seu regresso ao Chile. De acordo com a imprensa local, após passagem por Flamengo e Athletico, o meia deve acertar o retorno ao Colo-Colo nos próximos dias. Aos 36 anos, o meia deixou o clube que o revelou em 2007, para atuar pelo Bayer Leverkusen.